top of page

V Ciclo de Palestras

 

UFABC Debate Surdos e Libras

e II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva: Práticas Pedagógicas

11 DE MAIO de 2018 - 7:30 às 18:00
Práticas pedagógicas em Educação Inclusiva
11 de maio na UFABC
Manhã
Avenida dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha
Santo André - CEP: 09210-580
Como chegar?

Tarde
Alameda da Universidade, s/nº - Bairro Anchieta
São Bernardo do Campo -
CEP: 09606-045
Como chegar?
 
Transporte: Gratuito e adaptado, ida e volta entre os campus da universidade providenciado pelo evento. Indique na inscrição a necessidade de uso do transporte*
Mais informações

Estacionamento:
Desconto para estacionamento no Carrefour(ao lado da universidade no campus de Santo André). Apenas R$10,00 para quem estiver portando o crachá do evento.
  • CICLO DE PALESTRAS UFABC
  • GPEEI UFABC

O evento 

V Ciclo de Palestras UFABC Debate Surdos e Libras e o II Encontro sobre Educação Especial e Inclusiva marca o encerramento do quadrimestre com os alunos das disciplinas de Libras e Educação Inclusiva da UFABC, propondo para isso um espaço de trocas e aprendizado entre os graduandos e os profissionais da área, sobretudo docentes da rede regular do ABC.

 

O objetivo do evento consiste em incentivar a divulgação de práticas pedagógicas destinadas ao trabalho com alunos público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva. No período da manhã haverá a apresentação de trabalhos e oficinas que ocorrerão no campus de Santo André e no período da tarde o debate continua com palestras sobre a temática.

 

Público alvo: alunos de graduação, professores e demais interessados.

MAILING LIST

PALESTRANTES

Oficina: Estratégias para Inclusão Escolar: Colaboração, PEI e Desenho Universal

Educadora com experiência em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão escolar, planejamento educacional individualizado, avaliação e colaboração. Possui licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal de Uberlândia (2005). Mestrado profissionalizante em "Educação e Integração de pessoa com deficientes, em risco social e idosos" pelas universidades: UFU (Brasil), IUSM (Itália), UNIMOL (Itália), Paris 5 - Sorbonne (França) e UNICAM (Espanha) (2007). Mestrado acadêmico e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010 e 2013). Pós doutorado no Observatório Nacional de Educação Especial um estudo em rede nacional sobre a implementação de Salas de Recursos Multifuncionais pela UFSCar. Atualmente, pós doutorado no programa de pós-graduação em Educação Especial sobre parceria com famílias para elaboração e implementação de planejamento educacional individualizado de estudantes com autismo.

Profª Drª Gabriela Tannus Valadão
 

Mesa Redonda "Práticas Pedagógicas em Educação Especial Inclusiva"

Tema de abordagem: Atendimento Educacional Especializado: entre o real e o ideal

Profª Drª Enicéia Gonçalves Mendes
(UFSCar)

​​Doutorado em Psicologia pelo IP-USP (1995), Mestrado em Educação Especial na UFSCar, Graduação em Psicologia na FCLRP-USP. Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação Especial, coordenadora da rede de pesquisadores do Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP), líder do Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP). Coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial PROEX/UFSCAR) . Estágios no exterior (Estados Unidos, França, México e Peru), e pós-doutorado na Université Paris V- Sorbonne na França (2007-2008) e na Universidade de Salamanca na Espanha (2017). Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial. Desenvolve e orienta pesquisas sobre inclusão escolar, formação e política educacional. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores da Educação Especial- ABPEE (2013-2016). Presidente da comissão Organizadora do IV, V, VI e VII Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE). Membro do Comitê Assessor do CNPq (2015-2016). Bolsista Produtividade em Pesquisa 1C do CNPq.

Tema de abordagem: Educação bilíngue para surdos: o que isto quer realmente dizer?

Doutora em Educação Especial pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (2000) e pós-graduação em Magistério do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). É Mestre em Educação pela UNIMEP/Piracicaba e bacharel em Letras/Libras no curso promovido pela UFSC com pólo na Unicamp/SP (2012). Atualmente trabalha como professora Adjunta A na Universidade Federal do ABC - UFABC, foi professora Assistente na UFSCar - Campus Sorocaba na qual atuou como docente de Libras e exerceu a função de vice-coordenadora do Curso de Pedagogia. Trabalhou com Educação Especial e Inclusiva na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo EAFEUSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua de Sinais, Educação de Surdos e Inclusão.

Profª Drª Claudia Regina Vieira (UFABC)

Tema de abordagem: Atendimento do AEE das pessoas com surdocegueira e Deficiência Múltipla Sensorial

Profª Drª Shirley Rodrigues Maia (Ahimsa)

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Metropolitanas Unidas (1983) , mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (29.08. 2011). Diretora Educacional e sócia fundadora da AHIMSA Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e outro (presidente) do Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Tem experiência na área de Educação : com ênfase em Educação Especial. Atuando principalmente nos seguintes temas: Surdocegueira, Pessoas com Surdez, Educação Especial, Deficiência Múltipla Sensorial, Transtorno do Espectro Autista , Deficiência Visual de origem Cortical, Dificuldades de Aprendizagem, Educação Infantil, Desenho Universal para Aprendizagem, Tecnologia Assistiva,Psicopedagogia, Comunicação Alternativa e Atendimento Educacional Especializado.

Tema de abordagem: Tecnologias Digitais em uma perspectiva inclusiva

Professora e coordenadora no curso de pedagogia no Instituto Federal de Educação de São Paulo, presidente do Núcleo de Apoio à pessoas com necessidades educacionais específicas. Foi responsável pelo projeto Acessibilidade TIC: acessibilidade ao currículo por meio das tecnologias de Informação e Comunicação (projeto financiado pelo CNPq) e foi coautora do projeto Greg: acessibilidade ao currículo na sala de aula, financiado pela Fapesp (PIPE). Doutora e mestre em Educação pela faculdade de educação da USP, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, pós-graduada em Educação a distância (design instrucional para educação on-line) pela UFJF. Pesquisadora na área de tecnologia assistiva e acessibilidade ao currículo. Foi pesquisadora do Núcleo de Aprendizagem Trabalho e Entretenimento (NATE) do Laboratório de Sistemas Integrados (Escola Politécnica da USP) no projeto Um Computador por Aluno (UCA), foi sistematizadora do Plano Municipal de Educação (área de Educação Especial e Educação à Distância) pela SME-SP.

Profª Drª Mary Grace Pereira Andrioli (IFSP)

Fonte:Currículo Lattes

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para ciclodepalestrasufabc@gmail.com

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page